Início do Verão

21 de junho de 2018 (quinta-feira)


Início do Verão

O verão é a estação mais quente do ano, que acontece entre a Primavera e o Outono. As temperaturas durante este período diferem com base na localização na Terra; As regiões próximas ao equador são geralmente mais quentes do que aquelas que se encontram perto dos pólos. Isso ocorre porque, devido à curva da Terra, esses lugares recebem mais luz solar. As áreas ao redor dos pólos da Terra também possuem gelo, o que reflete muitos raios de sol.

Tanto o "equinócio" como o "solstício" referem-se ao caminho do sol ao longo do ano. Durante um solstício, o sol está no seu ponto mais extremo (Trópico de Cancer) ou está no seu ponto mais a sul (Trópico de Capricórnio). Um equinócio é um dos dois dias de cada ano, quando o sol atravessa o equador e o dia e a noite são igualmente longos. A palavra "solstício" vem do latino solsticio , que é de sol (sol) e stitio (para parar) porque parece que o sol para no solstício.

No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre em algum momento entre 20 de Junho e 22 de Junho e entre 20 de Dezembro e 23 de Dezembro no hemisfério sul.



O Verão é tempo de calor e de férias! É a altura do ano em que mais se viaja. Centenas de milhares de famílias e amigos aproveitam o clima quente e ensolarado para viajar, ir ás praias, rios, lagos e outros destinos tradicionalmente ligados à natureza. As memórias mais famosas sobre a infância estão geralmente ligadas a verões, férias e viagens em família.

Existem no entanto alguns cuidados e atenções a ter, o tempo no verão cresce mais quente, e em algumas áreas, o calor se traduz em temperaturas mais secas. Este período quente e seco pode levar a secas, onde a água é um bem escasso. As ondas de calor, o clima excessivamente quente com picos altos de temperatura, são situações normais durante o verão que podem criar uma série de problemas para pessoas e animais selvagens. No entanto, em muitas regiões tropicais, o verão é o momento da "estação das chuvas", que é definido como um mês em que a precipitação média é de 60 milímetros (2,4 polegadas) ou mais, de acordo com a British Broadcasting Company (BBC). O crescimento vegetativo aumenta durante este período de tempo. Se os ventos estiverem em constante mudança, o aumento da precipitação também pode inaugurar a estação das monções, uma época de violentas tempestades chuvosas.

De acordo com Forbes, os acidentes mais comuns de verão acontecem em parques Infantis, skates; trampolins; cortadores de relva; espaços com atrações de diversão, praia, com equipamento de campismo, churrasqueiras e pequenas ferramentas de jardim. Muitas mortes no verão são causadas pela desidratação, especialmente durante as ondas de calor. As ondas de calor são os eventos meteorológicos extremos que podem afetar gravemente as populações mais debilitadas e desprotegidas. Manter-se hidratado é primordial quando as temperaturas estão muito elevadas. O Conselho de Alimentação e Nutrição da Academia Nacional de Ciências recomenda que as mulheres consumam 2,7 litros de água diariamente e os homens 3,7 litros. As pessoas que fazem exercícios físico deverão consumir ainda mais.



Comidas tradicionais do Verão

Rúcula

Cada vez mais usado nas nossas saladas, a rúcula é uma excelente fonte de Ácido Fólico e Vitamina C, bem como uma boa fonte de Cálcio. Embora a rúcula seja tipicamente leve, as variedades de folhas maiores podem ter um gosto mais picante, quase quente, do que a variedade de folhas mais pequenas e macias, pode escolher de acordo! Uma forma excelente de servir a rúcula pode ser numa salada com azeitonas, ovos cozidos, cebolas e queijos salgados e fica ainda melhor com um pouco de sumo de limão ou vinagretes com um forte teor de ácido, ou até mesmo vinho tinto envelhecido.

Pepino

Um membro da família da abóbora, o alto teor de água do pepino faz deste legume um ótimo acompanhante de saladas pelas suas caracteristicas refrescantes e hidratantes, nos menus de verão. Embora composto principalmente de água, o pepino também é uma boa fonte de Vitamina C e Sílica, o que é importante para a saúde do tecido conjuntivo e também faz maravilhas para a pele (ambos ingeridos ou aplicados topicamente para reduzir o inchaço ou a vermelhidão). Além disso, a pele do pepino é uma ótima fonte de Fibra, Potássio e Magnésio. Ao selecionar um pepino, procure pepinos com pele verde escura. Os pepinos podem ser consumidos crus, em saladas, sanduiches e sopas.

Berinjela

Embora seja quase sempre assumido que uma berinjela tem pele púrpura, as berinjelas podem ter tonalidades entre o preto a um branco quase translúcido. A berinjela é referenciada por seu excelente conteúdo de fibra, contém vários fitonutrientes que desempenham um papel importante na atividade antioxidante. Embora a seleção de uma berinjela seja bastante fácil, novamente, basta procurar aqueles com pele lisa e esticada e mais pesadas, a confecção pode ser mais complicada. Se a berinjela é jovem, a pele é comestível, mas se for um pouco mais velha, a pele irá ter um sabor mais amargo, o melhor é remover. A berinjela é muito saborosa assada com orégãos, sal e pimenta ou numa caçarola quando combinada com tomates, azeitonas, pimentões, cebolas e orégãos frescos.

Pimentão

O Pimentão é um alimento indicado para aliviar os sintomas de enxaqueca, artrite, inflamação, e doenças gástricas. Reduz o risco de cancro e permite acelerar o metabolismo. Além disso, os pimentões são ricos em carotenos antioxidantes e flavonóides e contêm cerca de duas vezes a quantidade de vitamina C de uma laranja. Devido ao sabor intenso das pimentas, eles são mais utilizados para apimentar guisados e todo o tipo de pratos que se queira um travo picante.

Tomate

Os tomates são reconhecidos pelo seu valor antioxidantes e Vitamina C, eles também contêm fitoquímicos benéficos, como o licopeno, que contribuem para doenças crónicas, especialmente o cancro. Pela sua versatilidade de utilização, o tomate é muito consumido em todo o mundo, é muito utilizado em saladas, sumos, molhos, tempero, acompanhamentos, é um ingrediente incluído em muitas receitas.

Amoras

O amora é uma fruta agregada que é composta por muitos frutos mais pequenos chamados de drupas . A fruta é muito escura, com uma pele lisa e frágil. No centro do conjunto está um núcleo branco esverdeado que se estende até quase o fundo da baga. As amoras podem ser facilmente confundidas com framboesas, mas as framboesas (incluindo framboesas pretas) têm um centro oco. As amoras são vermelhas e duras quando ainda não estão maduras e ficam pretas e brilhantes quando amadurecem.

Melões

O melão é um fruto bastante suculento e saudável, ideal para o verão. Pode ser comido sozinho ou em saladas, entradas- melão com presunto, delicioso!- sobremesas, gelados e batidos. Eles são bons para o estômago, para dietas de perda de peso e ajudam a prevenir muitos problemas de saúde comuns, como o cancro, pressão arterial elevada, doenças cardíacas e constipações.

Melancia

A melancia é composta aproximadamente 90 por cento de água o que permite fazer bastante sumo e é sem dúvida uma das melhores maneiras de se manter hidratado. A melancia ajuda na digestão e mantém o estômago fresco. Nutricionistas dizem que devido aos poderes oxidativos é excelente para a pele, um sumo por dia é um ótimo tratamento!